>

[segunda-feira, junho 16, 2008]

Carta ao Davi



Davi

Tu já deves ter percebido há algum tempo que nas nossas vidas existem muitos momentos - e estamos passando por um deles agora - em que as coisas não vão lá muito bem. Parece que vai de mal a pior, todo mundo briga e, às vezes, parece até que é pra sempre!
Pois é, mas ó, isso só parece viu?
Nessas horas, lembre-se dos momentos bons, sempre encontramos um caminho melhor.

Mantenha o foco na tua vida e deixe o resto do mundo desabar de vez em quando. Faz bem alimentar o instinto de autopreservação. Ninguém vai morrer por isso. Relaxe...
Estude muito! Divirta-se estudando. E se a matéria for muito chata, pense que quanto melhor tu fores, mais rápido tu te livras dela no ano. Um monte de gente vai dizer que isso é babaquice, mas não dê bola. No final do ano, enquanto eles correm atrás da máquina, tu curtes uma praia, em Bombas de preferência!

Ah! Dê sempre uma passada em Bombas e quando o fizer, visite a tia Helena! Leve uma muda de flor ou outra plantinha para ela colocar no pátio, ela vai gostar... a tia Helena é doce, é a tua tia-avó mais doce, ela é professora e adora falar sobre temas acadêmicos. Ela que te ensinou a escrever miudinho, dentro das linhas do teu primeiro caderno.
Aproveite a passada em Santa Cataria e visite a tia Eliane em Brusque [ou em qualquer outro canto onde a tia nômade esteja]. Leve um pote de mel puro e faça longas caminhadas com ela. Fale sobre a tua vida, escute sobre a dela, ela é perfeita para ouvir as lamúrias sobre a tua vó, sempre tem uma visão mais amena das turbulências que a vovó provoca. Dá um alívio conversar com ela... experimente!

Não se esqueça que é um bando de tias doidas, mande um postal para todas elas e para os tios também! A nossa família adora um postal! Escolha uma foto bem bonita tua e mande fazer uns postais, qualquer gráfica expressa faz. É um sinal de carinho mandar um recado palpável.
Lembre de dar uma ligadinha sempre pra Valéria, pra Clá e pra Martha. Elas acompanharam muitas das tuas fases de perto e são doidas por ti! Elas são ótimas para conversar também viu?
Quando precisar de um conselho sério, procure a tua dinda Martha, ela sempre sabe o que dizer! Preste muita atenção no que a Martha fala, ela te acompanhou desde o teu nascimento e além de te conhecer muito bem, é uma das pessoas mais inteligentes que tu vais conhecer na vida!
Quando precisar de um colinho e umas risadas, a Clá [a dindinha] é a pessoa certa pra isso! Leve um cappuccino que ela adora! Tu vais passar do choro pro riso num piscar de olhos. A Clá tem a risada mais gostosa que existe! E de quebra leve o violão pra tocar alguma coisa com o Renatinho, ele é talentosíssimo, um baita conhecedor musical e certamente vai te influenciar bastante. Pois se deixe influenciar por completo!
Quando tu estiveres naqueles momentos em que só precisa desabafar, a dinda Valéria tem a sabedoria do silêncio. Ela é muito sensível, sabe exatamente quando tu não precisas de ninguém que tome partido ou dê conselhos e só precisa realmente desabafar com alguém que depois vai fazer com que tudo aquilo se dissolva na mais absoluta discrição.
A tia Su e a tia Rô, são as tuas tias enxertadas! Elas são as coisas mais fofas que existem e estão sempre prontas a ajudar. A Rô é delicada, tem a serenidade de mãe nos olhos e nas palavras e a Su certamente vai te fazer esquecer qualquer problema em dois minutos com alguma das histórias malucas dela do passado. As duas te fazem lembrar que problemas acontecem o tempo todo e que não é o fim do mundo quando isso acontece, viu?
De vez em quando, mesmo que pareça piegas e mesmo que faça isso escondido, da uma escutada em "Filtro Solar", com Pedro Bial. Este texto é uma linda tradução e sempre me da um gás pra seguir em frente.

Namore porque faz bem pra alma, pro ego e da um calor na pança! Seja sempre gentil, sincero e claro, galante como já és! Mas lembre de pensar em ti e nas tuas metas, pois se fores verdadeiramente amado, terás espaço para crescer como indivíduo durante uma relação a dois. Ah enfim, eu não sou a melhor conselheira sentimental, meus relacionamentos sempre foram uma bosta... Meu momento mais precioso foi esperar por ti, foi quando amei e fui amada e isso não dependia muito de mim ou do teu pai, era uma força e uma mágica que vinha de ti. Hoje tenho a mais absoluta certeza de que vim ao mundo para te dar a luz. Esta era a minha tarefa sem sombra de dúvidas. Não há trabalho, curso ou relação que ultrapasse a suma importância que foi te gerar.
Então preste muita atenção:
Divirta-se! Ria muito e sempre! Mas saiba a hora de parar com a papagaiada e falar sério. Denota respeito.
Mesmo não tendo uma mãe muito veiota, já entendeste que é pra respeitar os mais velhos, né?
Eles têm o tempo e a vivência como sabedoria. Já deram todos os tropeços que poderiam dar, são senhores-do-não-erro-nunca-mais.

Acho que essa é a hora de te dizer que:
1 - Ser grato compõe o caráter de uma pessoa.
2 - Saber perdoar também.
Nunca esqueça disso, certo?

Agora o mais importante, mais importante mesmo, que não deve ser esquecido nunca, em nenhum momento, por mais difícil que seja, é que eu TE AMO muito! Mais do que TUDO e qualquer coisa nesta vida e vou estar sempre do teu lado. Estando presente em corpo ou não, meu coração estará sempre contigo. E é nos momentos mais complicados que eu quero que tu pares, respire, não se desespere e lembre que eu estou contigo e que tudo vai ficar bem.
Não existe situação social, pessoal, profissional, amorosa que seja irreversível.
Tudo que depende dos nossos atos pode ser SEMPRE reparado, modificado, aprimorado.
O desespero leva ao erro, portanto: mantenha-se sempre calmo.

Tu és luz! Amor! Saúde! Mantenha-se saudável. Sempre!

Com todo o amor do universo [como a gente sempre diz!]
Tua mãe

P.S: Eu te amo muito, muito, muito, muito! "Muito mais que o infinito..."

0 Comentários:

Postar um comentário


atrás da estante


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket